top of page

Inês de Castro e D. Pedro - Cultura - B1 - Adulto

Dernière mise à jour : 21 nov. 2020


Se há estória de amor que tenha marcado a história de Portugal, é a do amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, dama de companhia da sua mulher D. Constança Manuel. Apesar do casamento, o Infante marcava encontros românticos com Inês nos jardins da Quinta das Lágrimas (Coimbra). Depois da morte de D. Constança em 1345, D. Pedro passou a viver maritalmente com Inês, o que acabou por afrontar o rei D. Afonso IV, seu pai, que condenava de forma veemente a ligação, e provocou forte reprovação da corte e do povo.


Durante anos, Pedro e Inês viveram nos Paços de Santa Clara, em Coimbra, com os seus três filhos. Mas o crescendo de censura à união por parte da corte pressionava constantemente D. Afonso IV, que acabou por mandar assassinar Inês de Castro em Janeiro de 1355. Louco de dor, Pedro liderou uma revolta contra o rei, nunca perdoando ao pai o assassinato da amada. Quando finalmente assumiu a coroa em 1357, D. Pedro mandou prender e matar os assassinos de Inês, arrancando-lhes o coração, o que lhe valeu o cognome de o Cruel.

Mais tarde, jurando que se havia casado secretamente com Inês de Castro, D. Pedro impôs o seu reconhecimento como rainha de Portugal. Em Abril de 1360, ordenou a trasladação o corpo de Inês de Coimbra para o Mosteiro Real de Alcobaça, onde mandou construir dois magníficos túmulos, para que pudesse descansar para sempre ao lado da sua eterna amada. Assim ficaria imortalizada em pedra a mais arrebatadora história de amor portuguesa.


Perguntas :

  1. De quem fala este texto ?

  2. Onde se passou esta historia?

  3. Qual foi a relação entre a Inês e o Pedro?

  4. Quantos filhos tiveram Inês e Pedro ?

  5. O que aconteceu à Inês ?

  6. Quando D. Pedro tournou-se rei o que fez ?

  7. E o que fez com o corpo de Inês ?

  8. O que significa estas palavras : amor proibido - uma revolta - transladação do corpo - ficaria imortalizada

 

Gramática :

  1. Que tempos são em negrito no texto ?

  2. Explica a utilização de cada ?

  3. Lembra-te da conjugação dos verbos no p.p (pretérito perfeito) e no p. imperfeito.

  4. Faz os exercícios aqui abaixo para reactivar os p.p. e o p. imperfeito.






 

Ir + longe :

Vamos ver uma atividade a volta desta historia. Vai ver um video e depois vai ter perguntas sobre esse video. Vai poder aprender mais coisas da vida de D. Pedro e Inês de Castro.


Faz um resume deste video.


Posts récents

Voir tout
bottom of page